Abordagem Pikler
Emmi Pikler foi uma médica húngara que se tornou conhecida por estudar com profundidade o desenvolvimento infantil e por criar uma abordagem que trouxe um olhar inovador para os bebês e para as crianças pequenas. Logo após o fim da Segunda Guerra, ela foi convidada para assumir a direção de uma instituição de acolhimento por onde passaram centenas de bebês. Parte deles foi acompanhada até a vida adulta e se desenvolveu muito bem, não apresentando qualquer traço de hospitalismo ou dificuldade de interação social, característicos de quem frequentou casas de passagem desse tipo.
O trabalho de Emmi Pikler foi reconhecido mundo afora sobretudo depois da publicação do livro “Maternagem Insólita”, das psicóloga e psiquiatra Myriam David e Geneviève Appell, que estiveram no Instituto Lóczy e tomaram nota de tudo o que viram, sobretudo no que dizia respeito aos momentos de cuidado, como sono, alimentação e banho. A forma com a qual as cuidadoras se relacionavam com os bebês favorecia o estabelecimento do vínculo entre elas e as crianças, e essa é a base para o desenvolvimento saudável. Enquanto que em outros abrigos os momentos de cuidado eram similares a uma linha de montagem fabril, ali havia uma relação um a um, de entrega e respeito à individualidade de cada criança.
Pilares da Abordagem Pikler
Vínculo
A Abordagem Pikler, desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler, destaca a importância fundamental do vínculo entre o adulto-cuidador e o bebê nos primeiros anos de vida. Segundo essa abordagem, o cuidado carinhoso e responsivo proporcionado pelos adultos é essencial para o desenvolvimento saudável e integral da criança. O vínculo entre o adulto-cuidador e o bebê vai além da simples prestação de cuidados básicos. Ele envolve uma conexão emocional profunda, baseada na confiança, no respeito pelo ritmo da criança e na atenção sensível às suas necessidades. Esse vínculo seguro e afetuoso cria um ambiente de segurança para a criança explorar o mundo ao seu redor de forma autônom
Respeito à individualidade
Na Abordagem Pikler, entende-se que cada ser é único e merece ser tratado com dignidade e respeito desde o momento em que nasce. São estabelecidas relações baseadas na confiança, permitindo que as crianças explorem o mundo no seu próprio ritmo, enquanto os adultos estão lá para apoiá-las e orientá-las, sempre com respeito pelas suas escolhas e limites.
Liberdade de Movimento e Exploração
A liberdade de movimentos é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Na Abordagem Pikler, é encorajada a exploração independente e são oferecidos ambientes seguros e estimulantes para que as crianças possam desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas. Ao permitir que elas se movimentem livremente, as crianças ganham confiança em si mesmas e aprendem sobre o mundo de uma maneira natural e autêntica.
Observação Atenta e Resposta Sensível
A observação atenta das crianças é uma pedra angular da Abordagem Pikler. Ao observar cuidadosamente as necessidades, interesses e sinais das crianças, os adultos podem responder a elas de maneira sensível e apropriada. Isso cria um ambiente emocionalmente seguro, onde elas se sentem compreendidas e importantes, promovendo um desenvolvimento emocional saudável.
Cuidado Consistente e Previsível
A consistência e a previsibilidade são fundamentais para a sensação de segurança das crianças. Na Abordagem Pikler, são proporcionadas rotinas estáveis e cuidados previsíveis, permitindo que as crianças antecipem e, eventualmente, colaborem com o que vai acontecer na sequência. Isso as ajuda a desenvolverem um senso de segurança e confiança no mundo ao redor, promovendo um desenvolvimento emocional saudável e equilibrado.
Por que adotar a Abordagem Pikler Foco na Autonomia
Livros baseados na Abordagem Pikler enfatizam a importância de permitir que as crianças explorem e aprendam por meio de experiências autônomas. Eles encorajam a descoberta, a curiosidade e a resolução de problemas, promovendo habilidades essenciais para toda a vida.
Valorização das Interações Afetivas
A segurança emocional é crucial para o desenvolvimento saudável das crianças. Os livros inspirados na Abordagem Pikler destacam a importância das interações afetivas entre educadores, pais e crianças. Eles promovem a criação de laços emocionais fortes, proporcionando um ambiente seguro e afetuoso para que as crianças explorem e aprendam.
Estímulo ao Desenvolvimento Motor
A Abordagem Pikler reconhece a importância do desenvolvimento motor na infância. Livros que seguem essa abordagem oferecem atividades práticas e orientações que estimulam o desenvolvimento físico das crianças, ajudando a melhorar habilidades motoras finas e grossas de maneira natural e divertida.
Preparação para a Vida e Cidadania
A Abordagem promove autonomia, respeito pelo ritmo individual e favorece interações afetivas, preparando as crianças para enfrentarem os desafios da vida de maneira confiante e resiliente. Elas desenvolvem habilidades sociais, emocionais e cognitivas que são essenciais para o sucesso futuro.
Em conclusão, a adoção de livros que incorporam inspirações da Abordagem Pikler nas escolas é uma decisão que pode transformar positivamente a experiência educacional das crianças. Ao investir no desenvolvimento integral dos alunos, as secretarias de educação não apenas os preparam para um futuro bem-sucedido, mas também contribuem para a formação de indivíduos seguros, empáticos e capazes de fazer a diferença no mundo.
Livros sobre a Abordagem Pikler na rede pública de São Paulo
A Secretaria de Educação da cidade de São Paulo adquiriu recentemente a coleção completa de cinco livros dedicados à renomada Abordagem Pikler. Esta pedagogia inovadora, voltada ao desenvolvimento de crianças de até três anos de idade, agora faz parte do acervo de formação dos educadores que atuam com essa faixa etária na rede pública municipal.
Cada livro da coleção aborda os conceitos fundamentais da Abordagem Pikler, incluindo os passos seguros para a construção de vínculos sólidos entre cuidadores e bebês; a promoção da autonomia; a importância do brincar livre; e valiosas orientações para os desafiadores momentos de cuidado, frequentemente encontrados em ambientes como creches.
Conheça todos os livros:

Abordagem Pikler - educação infantil
A abordagem Pikler para crianças de 0 a 3 anos foi desenvolvida pela médica húngara Emmi Pikler que somou a sua experiência de dez anos como médica de família ao trabalho realizado na instituição de acolhimento situada na Rua Lóczy em Budapeste e a observação e o registro minucioso do desenvolvimento de bebês para desenvolver um trabalho profissional de excelente qualidade. Esta abordagem está embasada no cuidado com a saúde física e no respeito com a individualidade de cada criança e tem como princípios fundamentais a relação privilegiada entre mãe/educadora e bebê e o desenvolvimento da autonomia através do brincar livre. Divulgar a Abordagem Pikler que surgiu como uma prática pedagógica, logo após a II Guerra Mundial (1946), em uma instituição de acolhimento como uma resposta positiva à adversidade é provocar discussões e reflexões sobre as possíveis adaptações dessa abordagem à complexa realidade da educação infantil brasileira. É esse o objetivo desta publicação.

As origens do brincar livre
É por meio do brincar que a criança experimenta o mundo e se desenvolve, por isso ele é tão vital quanto respirar. Neste livro, especialistas na Abordagem Pikler apresentam os principais conceitos para o desenvolvimento integral das crianças: estabelecimento de vínculo, respeito ao movimento livre e autonomia, com foco no brincar. Para isso, sugerem práticas que favoreçam as habilidades inatas dos bebês, como o preparo de um ambiente para a exploração, a seleção e organização dos brinquedos para cada fase e dão dicas sobre a postura do adulto, junto da criança, enquanto a brincadeira acontece. Quem fez a tradução técnica e respondeu pela publicação do livro foi a Associação Pikler Brasil, situada em São Paulo e que tem por objetivo desenvolver consciência quanto ao significado e importância da infância junto a famílias e escolas, “As origens do brincar livre” é um dos poucos títulos em português que traz os conceitos e aplicações da Abordagem Pikler no cuidado de crianças na primeiríssima infância.

Educar os três primeiros anos - a experiência Pikler-Lóczy
A experiência do Instituto Pikler da Hungria, iniciada nos anos 40 do século passado em Budapeste , é relatada em alguns capítulos deste livro. A força do olhar, da palavra, do gesto, do que temos de mais “demasiado humano” para abordar o respeito à infância constitui a inovadora relação dos adultos com as crianças, direito que tem sido negado quando precocemente são transformadas em escolares. As reflexões acerca da “abordagem Pikler – Lóczy” – que iluminou outras experiências europeias – são significativas para todos os que se preocupam, educam e estudam a primeiríssima infância.

Maternagem Insólita
Como educar crianças pequenas em instituição sabendo da importância da relação mãe-criança no desenvolvimento dos pequenos nos primeiros anos de vida? Como eliminar da vida institucional os fatores de carência afetiva tidos como causa de graves perturbações do desenvolvimento e da estruturação da personalidade? Estas questões permanecem abertas ainda hoje e para todos os clínicos da primeira infância. Contudo, desde 1946 a pediatra húngara Emmi Pikler forneceu respostas originais, fundando um instituto em Budapeste. Myriam David e Geneviève Appell, psicóloga e psiquiatra francesas, durante suas temporadas de estudos em 1971, constataram a natureza insólita da maternagem que ali se praticava e testemunharam o funcionamento dessa instituição a partir das observações do cotidiano das crianças e trocas da abordagem com Emmi Pikler e sua equipe. Tornando-se um clássico, esta obra apareceu pela primeira vez em 1973, e mereceu diversas reedições, sendo esta a primeira edição em português. As ideias piklerianas sobre as competências do bebê, seu papel no seu desenvolvimento e a pedagogia da primeira infância que delas resulta, continuam a inspirar muitos profissionais da primeira infância no acolhimento e nos cuidados diários na França e em diversos países.

Vínculo, movimento e autonomia
A partir de suas vivências com Formação Continuada de Profissionais de Educação Infantil e de seu envolvimento com a Abordagem Pikler, a autora compartilha com o leitor reflexões sobre o papel do educador de crianças pequenas e os pontos essenciais para promover o desenvolvimento físico, mental e emocional nos primeiros anos de vida, principalmente em ambiente coletivo. O livro apresenta uma síntese da abordagem que Emmi Pikler construiu durante o período em que atuou como médica de família e diretora de um abrigo de crianças até 3 anos, no final da Segunda Guerra Mundial, em Budapeste. Essa pedagogia baseia-se no reconhecimento do bebê como um indivíduo capaz desde o nascimento, na valorização do vínculo afetivo, na liberdade de movimentos e no desenvolvimento da autonomia. Neste título estão também presentes: reflexões sobre a consciência corporal do educador, com base na Eutonia – pedagogia terapêutica com aplicação nas áreas da educação, saúde e artes, que auxilia a reintegração da imagem corporal; ideias do filósofo e educador Rudolf Steiner a respeito da importância do movimento, do equilíbrio, do tato e do sentido vital na primeiríssima infância; e experiências de atividades não dirigidas desenvolvidas pela autora em seu espaço de pesquisa, formação e oficinas: o Ateliê Arte, Educação e Movimento.